Como funcionam pagamentos via boleto

feche-as-maos-segurando-dinheiro-e-cheque

O boleto é um documento essencial para uma boa gestão de condomínio e representa uma cobrança por um produto ou serviço prestado. Ele contém informações como:

  • Valor;
  • Data de vencimento;
  • Código de barras;
  • Dados do emissor e do pagador. 

Assim, para gerar um boleto, é preciso ter uma conta bancária e um convênio com uma instituição financeira que ofereça esse serviço. Dessa forma, a instituição financeira é responsável por registrar o boleto no sistema bancário e garantir a segurança da transação.

Os condôminos recebem os boletos das despesas condominiais por e-mail, aplicativo ou correio, de acordo com a preferência de cada um. Além disso, eles podem pagar em qualquer banco, casa lotérica, aplicativo ou internet banking, até a data de vencimento. 

O papel das contas transitórias

Uma das dúvidas mais comuns sobre os boletos são as contas transitórias. Em síntese, elas são contas bancárias que servem para intermediar o repasse dos valores pagos pelos condôminos para as contas dos condomínios.

Desse modo, as contas transitórias são utilizadas por algumas administradoras e síndicos que em sua gestão de condomínio, optam por emitir os boletos através de outros bancos que não são os mesmos em que os condomínios possuem conta. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Redução de custos;
  • Facilidade de operação; 
  • Integração com sistemas de gestão.

Mas você não precisa se preocupar, as contas transitórias não são um golpe. Elas são legais e regulamentadas pelo Banco Central. 

Entretanto, o uso das contas transitórias não altera em nada a responsabilidade da administradora ou do síndico sobre a gestão financeira do condomínio. Além disso, elas devem ser exclusivas para cada condomínio e não podem ser misturadas com outras contas.

Benefícios da automação e da gestão digital de boletos

A organização de boletos em uma gestão de condomínio pode ser um processo trabalhoso e sujeito a erros, especialmente se for feita manualmente. Por isso, muitos estão buscando soluções tecnológicas e uma delas é a automatização.

A automação e a gestão digital de boletos trazem diversos benefícios, como:

  1. Redução de erros: eliminam a necessidade de digitação manual dos dados dos boletos, evitando erros de cálculo, emissão ou cobrança;
  2. Economia de tempo: agilizam a geração e o envio dos boletos, reduzindo o tempo gasto com essa tarefa;
  3. Maior transparência: permitem o acompanhamento em tempo real dos pagamentos dos boletos, facilitando a prestação de contas e a conciliação bancária;
  4. Maior segurança: protegem os dados dos boletos contra fraudes, como o golpe do boleto, que consiste na alteração do código de barras ou dos dados do emissor para desviar o valor pago para outra conta.

Então, se você quer melhorar a eficiência dos seus processos financeiros em sua gestão de condomínios, considere a adoção de soluções tecnológicas que possam facilitar a sua rotina. 

Uma delas é o ERP Banking, um sistema integrado de gestão financeira que oferece recursos como:

  • Emissão automática e personalizada de boletos;
  • Envio automático de boletos por e-mail ou aplicativo;
  • Registro automático dos pagamentos dos boletos;
  • Conciliação bancária automática;
  • Integração com diversos bancos;
  • Controle de inadimplência;
  • Relatórios gerenciais.

Dessa forma, ao considerar a implementação de soluções de automação e gestão digital de boletos você pode otimizar seus processos, reduzir a inadimplência e fornecer uma experiência mais eficiente e transparente para os condôminos. 

Conclusão

Em resumo, os pagamentos via boleto são essenciais para a gestão condominial, oferecendo praticidade aos condôminos e facilitando a administração. A geração de boletos inclui informações cruciais, muitas vezes intermediadas por contas transitórias, regulamentadas pelo Banco Central.

Então, ao considerar as tecnologias associadas ao ERP Banking, os condomínios podem otimizar processos, reduzir a inadimplência e oferecer uma experiência mais eficiente e transparente aos condôminos, contribuindo para a eficácia global da gestão condominial. Para uma compreensão mais aprofundada sobre boletos, recomendamos a leitura deste artigo: Tipos de boleto bancário

Que tal receber dicas e novidades?

Assine nossa newsletter para receber conteúdos relevantes do mercado.

A sua instituição de pagamentos

Onde estamos

Matriz: São Paulo
Rua Paes Leme, 215, 14ºandar, Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05424-150 – (11) 3090-3227
Filial: Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1631, 12ºandar,
Lourdes, Belo Horizonte/MG
CEP 30170-081 – (31) 4040-4167

A sua instituição de pagamentos

×