Conheça o nosso blog

Fique por dentro das novidades e aprenda conosco.

Webinars: ferramentas poderosas para a educação financeira em condomínios

Executive assistant talking to business team on remote videocall, chatting on online teleconference call with colleagues. Using computer and webcam to attend videoconference telework meeting.

Os condomínios estão cada vez mais tecnológicos e modernos, e com isso, surgem novos gastos e formas de gerenciar o orçamento. 

Nesse sentido, a educação financeira é um fator cada vez mais exigido para os síndicos, afinal, a taxa de inadimplência condominial no Brasil atinge cerca de 15%.

Continue a leitura e entenda como os webinars podem transformar a educação financeira em gestão de condomínio, promovendo uma administração mais eficiente e consciente.

Importância da educação financeira nos condomínios

A pesquisa “Panorama dos Condomínios Brasileiros” afirma que 30% dos síndicos entrevistados identificaram a gestão financeira como o principal problema em seu dia a dia. 

A perspectiva dos moradores sobre a gestão financeira nos condomínios também é significativa. Conforme a mesma pesquisa, 20,7% dos entrevistados colocam o manejo dos gastos como a segunda maior preocupação, ficando apenas atrás da administração do condomínio, que lidera com 21,3%. 

Os dados mostram a realidade dos condomínios brasileiros e a preocupação com a administração financeira de contas. O que nos leva a entender que a educação é o primeiro passo para fazer com que essa preocupação diminua e que a confiança na gestão das contas aumente. 

A educação online é uma ferramenta que pode possibilitar esse passo importante na vida do condômino e do síndico, e os webinars, oferecidos por empresas e marcas do setor, podem ser o primeiro passo.

Como webinars podem ser ferramentas poderosas nesse contexto

Webinars são uma solução ideal para enfrentar os desafios da educação financeira em gestão de condomínios, afinal, eles tem vantagens únicas, como:

Flexibilidade

A flexibilidade dos webinars se destaca, permitindo aos síndicos e administradores encaixarem o aprendizado em suas agendas apertadas. 

Assim, esta conveniência facilita a participação ativa e o aproveitamento efetivo do conteúdo educacional.

Acessibilidade

Com apenas uma conexão de internet, é possível acessar conteúdos de qualidade de qualquer lugar, eliminando limitações geográficas e custos de deslocamento, o que amplia as possibilidades de aprendizado.

Interatividade

Os webinars também oferecem interatividade, facilitando as perguntas em tempo real, discussões e atividades colaborativas. 

Consequentemente, isso enriquece a experiência de aprendizado, possibilitando a troca de experiências e soluções entre participantes.

Engajamento

Por fim, o engajamento é intensificado pelos recursos multimídia dos webinars. Elementos visuais e interativos tornam o aprendizado mais dinâmico e absorvente, especialmente importante em temas complexos como a educação financeira.

Planejamento e execução de webinars eficazes

Por mais que os webinars sejam uma ótima escolha, é preciso tomar alguns cuidados para que as palestras realmente ajudem a qualificar os síndicos e auxiliar as administradoras. Quando for planejar o seu, se atente a:

Escolha do tema e público-alvo

O tema deve ser relevante e atender às necessidades específicas do público-alvo. Portanto, compreender as necessidades e interesses desse grupo ajudará a moldar um conteúdo que seja tanto informativo quanto engajador.

Convidados especiais e palestrantes qualificados

Convidar especialistas no assunto, como profissionais renomados em finanças ou gestão de condomínios, enriquece o evento. 

Assim, eles podem compartilhar insights valiosos, experiências práticas e responder a perguntas específicas, aumentando o valor do webinar.

Promoção e inscrições

Utilize canais de comunicação como e-mails, suas redes sociais e grupos no WhatsApp para divulgar seu webinar. Isto pois, facilitar o processo de inscrição também é importante.

Ferramentas e recursos úteis

Plataformas confiáveis que suportem vídeo e áudio de alta qualidade, juntamente com recursos interativos como chat ao vivo, enquetes e Q&A, são essenciais. 

E, sempre que possível, disponibilize materiais de apoio, como slides ou documentos, para que os participantes possam revisar o conteúdo.

Conclusão

Dessa forma, entendemos que os webinars são excelentes ferramentas para qualificar os síndicos, ajudar a entenderem melhor sobre a educação financeira e a atenderem as necessidades atuais de uma boa gestão condominial.

Dessa maneira, eles oferecem uma combinação única de flexibilidade, acessibilidade, interatividade e engajamento, tornando-os ideais para capacitar síndicos e enriquecer a gestão das administradoras. 

Como consequência, ao adotar este modo de comunicar, síndicos e administradores podem não só aprimorar suas habilidades e conhecimento, mas também fomentar um ambiente de gestão colaborativa e transparente, fundamental para o sucesso e a harmonia do ambiente condominial. 

Confira também:

Régua de cobrança: como ela pode contribuir para a inadimplência zero

Compartilhe:
Veja também:
Que tal receber dicas e novidades?

Assine nossa newsletter para receber conteúdos relevantes do mercado.

botão para a home do site do partnerbank

A sua instituição de pagamentos

Institucional

Matriz: São Paulo
Rua Paes Leme, 215, 14ºandar, Pinheiros, São Paulo/SP.
CEP 05424-150
(11) 3090-3227

Filial: Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1631, 12ºandar,
Lourdes, Belo Horizonte/MG.
CEP 30170-081
(31) 4040-4167

botão para a home do site do partnerbank
A sua instituição de pagamentos
×