DREX x PIX: qual a diferença?

plataforma blockchain cardano com tablet

Certamente, o PIX já faz parte de sua vida. Com mais de 408 milhões de chaves cadastradas é até complicado lembrar como era nossa vida sem essa opção de pagamento, não é mesmo?

Mas e o DREX? Você conhece? Essa nova tecnologia vem deixando muitos com dúvidas. Apesar disso, tanto o PIX quanto o DREX podem trazer muitas vantagens para as administradoras de condomínios e síndicos.

Acompanhe a gente nessa leitura e entenda a diferença desses dois sistemas e como eles funcionam!

Real Digital: a nova moeda digital brasileira

DREX, também conhecido como o Real Digital, é um projeto do Banco Central do Brasil que visa criar uma versão digital da nossa moeda, o real.

Isso significa que o Real Digital seria emitido pelo próprio Banco Central, teria o mesmo valor e a mesma segurança jurídica do real físico, mas seria totalmente digital, sem a necessidade de cédulas ou moedas.

A moeda ainda está em fase de estudos e não tem data definida para ser lançada, mas já desperta o interesse de muitos especialistas e entusiastas do mercado financeiro. 

Entre os benefícios potenciais do DREX, podemos destacar:

  • Redução de custos;
  • Aumento da eficiência;
  • Inclusão financeira e sociais.

PIX: a revolução dos pagamentos instantâneos

Provavelmente, como você já sabe, o PIX é a mais nova forma de fazer pagamentos e transferências, estando em funcionamento desde novembro de 2020.

O PIX permite que você envie ou receba dinheiro em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, usando apenas um celular ou um computador.

Para isso, basta ter uma conta em uma instituição financeira participante do PIX e cadastrar uma chave PIX, que pode ser o seu CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou um código aleatório.

Ele é gratuito para pessoas físicas e tem um custo baixo para pessoas jurídicas. Além disso, o PIX é seguro, pois utiliza criptografia e autenticação para proteger as transações.

Para as administradoras de condomínios e síndicos, o PIX pode trazer muitas facilidades e benefícios, como:

  • Agilizar o recebimento das taxas condominiais, evitando a inadimplência e melhorando o fluxo de caixa;
  • Reduzir os custos com tarifas bancárias e intermediários financeiros;
  • Simplificar a gestão financeira eliminando a necessidade de emissão de boletos;
  • Aumentar a satisfação dos condôminos, oferecendo uma forma mais prática e conveniente de pagamento.

Diferenças cruciais entre o Real Digital e o PIX

Apesar de ambos serem inovações no mercado financeiro brasileiro, o DREX e o PIX têm propósitos, funcionamentos e impactos diferentes nas operações financeiras.

Finalidade

O Real Digital é uma nova forma de representar a nossa moeda, enquanto o PIX é uma nova maneira de fazer pagamentos e transferências. Ou seja, o DREX é um meio de pagamento, enquanto o PIX é um sistema de pagamento.

Funcionamento

A moeda digital seria emitida pelo Banco Central do Brasil e seria lastreada na nossa moeda oficial, o real. Já o PIX é um sistema que permite que as instituições financeiras façam a liquidação das transações em tempo real, usando o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Impacto

O DREX poderia mudar a forma como as pessoas e as empresas se relacionam com o dinheiro, criando novas possibilidades de uso e integração com outras tecnologias. Já o PIX já está mudando a forma como as pessoas e as empresas fazem pagamentos e transferências, tornando-as mais rápidas, baratas e seguras.

Como administradoras de condomínios e síndicos podem tirar proveito do DREX e do PIX em suas operações financeiras?

Cadastre-se no PIX

Se sua administradora não está usando o PIX, você pode cadastrar até 20 chaves PIX por conta, sendo que cada chave deve ser única e vinculada a apenas uma conta.

Divulgue o PIX

Para incentivar os condôminos a usarem o PIX como forma de pagamento das taxas condominiais, você pode divulgar os benefícios dele, como rapidez, praticidade e economia.

Além disso, outra ideia é enviar lembretes de pagamento pelo PIX, informando a chave PIX de sua empresa e o valor da taxa. Dessa forma, você pode usar canais de comunicação como e-mail, SMS, WhatsApp ou aplicativos de gestão de condomínios.

Integre o PIX

Você pode integrar o PIX ao seu sistema de contabilidade ou ao seu software de gestão de condomínios. Assim, dá para automatizar o controle das receitas e despesas do condomínio, gerando relatórios e demonstrativos financeiros com mais agilidade e precisão.

Acompanhe o Real Digital

Como o DREX ainda está em fase de estudos, é importante que você acompanhe as novidades sobre esse projeto e se prepare para as possíveis mudanças que ele pode trazer para o mercado financeiro brasileiro.

Você pode se informar sobre o Real Digital por meio de fontes confiáveis, como o site do Banco Central do Brasil ou de instituições especializadas em finanças.

Conclusão

Neste texto, você aprendeu o que são o Real Digital e o PIX, como eles funcionam, quais são as principais diferenças entre eles e como essas inovações podem beneficiar as administradoras de condomínios e síndicos, facilitando as operações financeiras e melhorando a gestão do condomínio.

Para continuar se atualizando, aproveite e dê uma lida neste texto: 5 dicas para evitar fraudes em pagamentos de taxas condominiais .

Que tal receber dicas e novidades?

Assine nossa newsletter para receber conteúdos relevantes do mercado.

A sua instituição de pagamentos

Onde estamos

Matriz: São Paulo
Rua Paes Leme, 215, 14ºandar, Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05424-150 – (11) 3090-3227
Filial: Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1631, 12ºandar,
Lourdes, Belo Horizonte/MG
CEP 30170-081 – (31) 4040-4167

A sua instituição de pagamentos

×