Conheça o nosso blog

Fique por dentro das novidades e aprenda conosco.

Manutenções efetivas para condomínios no segundo semestre e período chuvoso

Imagem para demonstrar o conteúdo do blog

As chuvas do segundo semestre são sempre um desafio para a gestão de condomínio, e para este ano, devido ao El Niño, a previsão é de muitas tempestades.

E como andam seus condomínios? Eles estão preparados para os temporais que estão por vir? Talvez, seja a hora de começar a colocar em prática a manutenção em seus condomínios.

Mas quais fazer? Quais são os riscos e como priorizar? Se você está com essas dúvidas, acompanhe o texto abaixo e venha entender um pouco sobre a manutenção em condomínio!

Manutenções prioritárias para o segundo semestre

Telhado

É fundamental verificar se há telhas quebradas, soltas ou desalinhadas, que podem causar infiltrações, goteiras e danos ao forro. Também, é importante limpar as calhas e os rufos, que podem acumular folhas, galhos e outros resíduos que impedem a vazão da água.

Sistema elétrico

As chuvas podem provocar quedas de energia, curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica. Por isso, é preciso fazer uma manutenção completa no condomínio, verificando se há fios desencapados, tomadas danificadas ou disjuntores defeituosos. 

Sistema hidráulico

A parte hidráulica também não está a salvo das chuvas, e seu negligenciamento pode causar vazamentos, entupimentos e alagamentos. Para evitar esses problemas, é preciso fazer uma manutenção preventiva nas tubulações, caixas d’água, reservatórios e sistemas de bombeamento.

Áreas externas

Espaços como jardins, piscinas, playgrounds e quadras também devem receber uma atenção especial da sua gestão de condomínio, no segundo semestre. Além disso, é válido podar as árvores e os arbustos, que podem cair ou se romper com o vento e a chuva. Outro aspecto a considerar é a limpeza e o tratamento da água das piscinas, que podem ficar sujas ou contaminadas.

Essas manutenções são fundamentais para preparar o condomínio para as condições climáticas adversas que podem ocorrer nessa época do ano. Além de preservar a integridade física das edificações e dos equipamentos, essas manutenções também contribuem para a segurança e o bem-estar dos moradores e dos funcionários.

Afinal, ninguém quer ter que lidar com problemas como: infiltrações, alagamentos ou falta de luz em plena temporada de chuvas; mas caso isso ocorra, aqui vão algumas dicas:

Desafios e soluções para a manutenção em época de chuvas

Infiltrações

Esse é um dos problemas mais comuns e mais graves que podem afetar os condomínios em época de chuvas. As infiltrações podem causar danos estruturais, estéticos e para a saúde, como mofo e bolor que causam doenças respiratórias. 

Sendo assim, para solucionar esse problema, é preciso identificar a origem da infiltração e, em seguida, fazer o reparo adequado, que pode envolver a troca de telhas, a impermeabilização de superfícies ou a substituição de canos.

Alagamentos

Essa questão pode ocorrer por diversos motivos, como entupimento ou insuficiência dos sistemas de drenagem, acúmulo de lixo ou falta de planejamento urbano.

Essa manutenção em condomínio é imprescindível, por isso, deve-se desobstruir e limpar os bueiros, as galerias e as caixas de captação de água.

Além disso, é preciso elevar o nível das calçadas e dos portões para evitar a entrada de água nas áreas comuns ou nas unidades. 

Erosão

A erosão pode ocorrer por causa da ação da água da chuva sobre o solo, que desgasta ou desloca partes do terreno. 

Essa questão é mais complexa para quem faz a gestão de condomínio, pois é preciso fazer um estudo geotécnico do solo para avaliar as condições e os riscos de erosão.

E, depois, fazer as obras de contenção, que podem envolver a construção de muros de arrimo, a colocação de pedras ou a plantação de vegetação.

Estratégias para a gestão eficiente de manutenções

Plano de manutenção

A primeira coisa a se fazer quando o assunto é manutenção em condomínios é elaborar um plano bem estruturado, que define quais são as manutenções necessárias, a periodicidade e o custo estimado de cada uma delas. 

Esse plano deve ser baseado em normas técnicas, laudos técnicos e recomendações dos fabricantes dos equipamentos. 

Orçamento

O próximo passo é reservar uma parte do orçamento do condomínio para as manutenções preventivas e corretivas. Idealmente, esse processo deve ser feito mensalmente, com base no plano de manutenção e na previsão de receitas e despesas do condomínio. 

Alternativas

Agora que se tem um plano e um valor específico para isso, está na hora de buscar alternativas para realizar as manutenções, caso o orçamento não seja suficiente ou haja algum imprevisto. 

Algumas dessas alternativas são:

Seguros

Contratar um seguro para o condomínio pode ser uma forma de proteger o patrimônio e reduzir os custos com as manutenções.

Existem diversos tipos de seguros disponíveis no mercado, que cobrem desde danos causados por incêndios, roubos ou vendavais, até responsabilidade civil do síndico ou dos condôminos.

Créditos

Caso a gestão de condomínio atual não tenha conseguido juntar uma reserva suficiente para as manutenções, é sempre possível buscar créditos.

Existem diversas opções de crédito para condomínios, como empréstimos bancários, financiamentos imobiliários ou linhas específicas para reformas.

Conclusão

Nesse cenário desafiador das chuvas de verão, é crucial agir proativamente para garantir a segurança e o funcionamento eficaz dos condomínios. 

Dessa forma, a implementação de manutenções estratégicas, especialmente nas áreas prioritárias, se torna uma medida preventiva vital. 

A atenção de manutenções de condomínio deve ser direcionada principalmente para:

  • Telhados;
  • Sistemas elétricos;
  • Sistemas hidráulicos;
  • Áreas externas.

Investir em manutenções efetivas é investir na proteção do patrimônio, na segurança dos residentes e no funcionamento harmonioso dos condôminos.
Se seu condomínio estiver precisando fazer uma manutenção preventiva, mas está sem os fundos necessários, dê uma olhadinha em nosso sistema de crédito, somos especialistas em condomínio e podemos te ajudar a achar uma solução!

Compartilhe:
Veja também:

Plano de manutenção preventiva: como estruturar para seu condomínio

Introdução Manter um condomínio em perfeito estado é uma tarefa contínua e desafiadora, mas essencial...

Estratégias para acabar com a inadimplência condominial

A inadimplência condominial pode causar sérios desafios financeiros e administrativos. Este post explora estratégias eficazes...

Quórum em condomínio: guia completo

Ao lidar com situações prediais como obras, alterações de regimento interno, ou até mesmo questões...

6 tecnologias que transformam a administração de condomínios

A gestão de condomínios está vivenciando uma revolução, impulsionada por avanços tecnológicos, e a administração...

×