Conheça o nosso blog

Fique por dentro das novidades e aprenda conosco.

6 indicadores que mostram que seu processo de cobrança precisa ser automatizado 

6 indicadores que mostram que seu processo de cobrança precisa ser automatizado

O processo de cobrança é uma etapa importante e crucial para qualquer empresa, mas pode ser especialmente desafiador para as administradoras de condomínio.  

Com mais de 63 milhões de brasileiros com o nome sujo, segundo dados do Enotas, é essencial que essas empresas sejam eficientes em suas cobranças para evitar prejuízos e garantir a saúde financeira dos seus condomínios. 

No entanto, muitas administradoras ainda realizam o processo de cobrança de forma manual, o que pode levar e gerar diversos problemas. 

Além de ser demorado e suscetível a erros, a falta de automação pode prejudicar a relação entre a empresa e os moradores inadimplentes, causando insatisfação e até mesmo conflitos. 

Pensando em ajudar sua administradora a entender se já está na hora de automatizar seu processo de cobrança, separamos 6 indicadores que mostram que está no momento de inovar tecnologicamente. 

Confira com a gente! 

6 sinais de que é hora de automatizar seu processo de cobrança 

Com a inadimplência afetando cada vez mais as empresas, a automação do processo de cobrança têm se mostrado uma solução eficiente e prática para as administradoras de condomínios. 

Diante disso, é importante que as administradoras identifiquem os sinais que indicam a necessidade de automatizar o processo de cobrança. 

Para que assim possam aprimorar a gestão financeira do condomínio e aumentar a eficiência de sua administradora, fazendo com que esse processo deixe de ser desgastante, trabalhoso e cansativo. 

Abaixo, apresentamos seis sinais que mostram que é hora de automatizar o processo de cobrança da sua administradora. Acompanhe! 

1. Aumento da inadimplência 

Um dos principais sinais de que é hora de automatizar o processo de cobrança é o aumento da inadimplência. 

Se a sua administradora tem notado que mais moradores estão ficando com o pagamento atrasado, isso pode ser um indicativo de que o processo de cobrança manual não está sendo eficiente o suficiente. 

Com a automação, é possível realizar cobranças de forma mais assertiva e personalizada, o que pode ajudar a reduzir a inadimplência e melhorar a gestão financeira do condomínio. 

2. Falta de padronização 

Outro sinal de que é hora de automatizar o processo de cobrança é a falta de padronização nas arrecadações. 

Se a sua administradora tem utilizado diferentes métodos de recolhimento para diferentes moradores, isso pode levar a erros e confusões, além de prejudicar a relação entre a empresa e os residentes que estão devendo. 

3. Dificuldade em identificar pagamentos 

Se a sua administradora tem dificuldade em identificar quais moradores já efetuaram o pagamento das taxas condominiais, isso pode ser um sinal de que é hora de automatizar o processo de cobrança. 

Com a automação, é possível ter acesso a relatórios detalhados sobre os pagamentos, o que pode facilitar a gestão financeira do condomínio e garantir que nenhum pagamento seja esquecido ou perdido. 

4. Falta de tempo para realizar o processo de cobrança 

A realização manual do processo de cobrança pode ser um processo demorado e trabalhoso, o que pode prejudicar a produtividade da sua administradora. 

Se a falta de tempo tem sido um problema para realizar as cobranças, é hora de considerar a automação.  

5. Falta de registros e histórico das cobranças 

A falta de registros e histórico das cobranças é um forte indicativo que já passou da hora de automatizar o processo de pagamento. 

Caso sua administradora não tenha um sistema eficiente para registrar todas as cobranças realizadas, isso pode levar a erros e prejuízos financeiros.  

6. Insatisfação dos moradores 

Por fim, se a sua administradora tem recebido reclamações ou críticas dos moradores em relação ao processo de cobrança, isso pode ser um sinal de que é hora de automatizar.  

Inove em sua gestão de cobranças com essas dicas 

Agora que você já entende os principais sinais de que pode estar na hora de você automatizar o processo de cobrança na sua administradora, que tal conhecer algumas dicas valiosas para inovar em sua gestão? 

Automatize o processo de cobrança com o Partner Bank 

Automatizar o processo de cobrança pode ajudar sua empresa a ser mais eficiente na gestão de cobranças. 

Para isso você pode contar com o Partner Bank! 

Além de automatizar os processos de cobranças dos condomínios que sua empresa administra, também permitimos o pagamento da taxa condominial por meio do parcelamento no cartão de crédito. 

Essa maneira reduz as chances de os condôminos ficarem inadimplentes, evitando assim diversas dores de cabeça e disputas. 

Analise seus dados 

Utilize ferramentas de análise de dados para avaliar as informações referentes às suas cobranças. 

Com essas informações, é possível identificar os clientes mais inadimplentes, a evolução do seu índice de inadimplência e as dívidas mais comuns, o que pode ajudá-lo a tomar decisões mais estratégicas sobre como lidar com estes tipos de clientes. 

Melhore sua comunicação 

Busque otimizar a comunicação com seus clientes, tornando-a mais clara e objetiva, usando uma linguagem acessível e fornecendo informações relevantes sobre as dívidas em aberto. 

Considere ainda a realização de campanhas de conscientização sobre a importância do pagamento em dia. 

Estabeleça um relacionamento de confiança com o cliente 

Busque entender as razões pelas quais eles estão inadimplentes e ofereça opções para o pagamento das dívidas. 

Considere ainda a possibilidade de oferecer descontos ou planos de parcelamento, como no cartão de crédito, para incentivar o pagamento das dívidas e manter um bom relacionamento com os moradores. 

Conclusão 

Em resumo, o processo de cobrança manual pode ser suscetível a erros e levar a vários problemas, incluindo conflitos com moradores inadimplentes e falta de eficiência financeira. 

Por isso, a automação pode ajudar a reduzir a inadimplência, facilitar a gestão financeira e aumentar a produtividade da administradora. 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários ou entre em contato com nossa equipe. Ficaremos felizes em te auxiliar! 

Compartilhe:
Veja também:

Plano de manutenção preventiva: como estruturar para seu condomínio

Introdução Manter um condomínio em perfeito estado é uma tarefa contínua e desafiadora, mas essencial...

Estratégias para acabar com a inadimplência condominial

Introdução: A inadimplência condominial pode causar sérios desafios financeiros e administrativos. Este post explora estratégias...

Quórum em condomínio: guia completo

Ao lidar com situações prediais como obras, alterações de regimento interno, ou até mesmo questões...

6 tecnologias que transformam a administração de condomínios

A gestão de condomínios está vivenciando uma revolução, impulsionada por avanços tecnológicos, e a administração...

×