Qual a importância do planejamento financeiro no meu condomínio

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento financeiro? Ninguém (infelizmente) recebe educação financeira na escola primária, certo?! Entretanto, é fundamental que esse processo seja implementado em nosso dia a dia. Principalmente, quando falamos em gestão condominial.

Segundo uma pesquisa feita pela Leve, fintech de educação financeira, mais da metade dos brasileiros não sabem se organizar financeiramente. 

A pesquisa ouviu 3.450 pessoas de diversas regiões do país durante os meses de novembro e dezembro de 2021. De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos. Além disso, 46% disseram que não se sentem confiantes para estabelecer metas de longo prazo.

Continue a leitura e descubra a importância do planejamento financeiro do condomínio. 

O que é planejamento financeiro condominial?

Uma das maiores preocupações da gestão condominial é a saúde financeira do condomínio, concorda? Mas, como ter as contas em dia e evitar inadimplências? Essa é a grande questão das administradoras.

Com o objetivo de te auxiliar nessa questão, preparamos esse artigo com algumas dicas sobre o assunto.

Um orçamento condominial bem estruturado permite que o condomínio tome conhecimento dos principais gastos e, consequentemente, elabore estratégias para reduzi-los. Além disso, é quase impossível implementar qualquer tipo de obra ou melhoria no ambiente sem um bom planejamento financeiro.

Você sabia que o primeiro passo para o planejamento financeiro é a análise da situação atual? É isso mesmo! Antes de iniciar pensar no futuro da gestão, é importante entender como está a saúde financeira e os pontos críticos. Aproveite para se familiarizar com planilhas do Excel.

Além disso, é preciso fazer levantamento das receitas à disposição e identificar se elas são suficientes para suportar as despesas do condomínio.

Caso esteja no vermelho, reconheça quais débitos está influenciando o orçamento e meça quais pontos precisa de atenção imediata. Geralmente, taxa de inadimplência costuma ser uns dos principais fatores. 

Já pensou em criar um fundo de reserva?

O fundo de reserva é um recurso do condomínio com o objetivo de angariar fundos para eventuais despesas emergenciais ou alguma obra específica. Ou seja, esse tipo de “poupança” garante segurança financeira ao condomínio.

Além disso, o pagamento do fundo de reserva é dever de todos os condôminos. Segundo a Lei  8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva. 

“ Art. 22. O locador é obrigado a:

(…)

X – pagar as despesas extraordinárias de condomínio.

Parágrafo único. Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente:

(…)

g) constituição de fundo de reserva.” Grifos feitos pela redação.

Uma prática comum na relação entre locatário e locador, é a instituição do reembolso do valor do fundo de reserva.

Faça um planejamento financeiro com previsão de inadimplência

É fato que a inadimplência condominial é o que mais atrapalha o fluxo de caixa do condomínio. Por esse motivo, é extremamente importante estimar qual o percentual da arrecadação que possivelmente não estará à disposição.

Além disso, revise, junto ao cliente, quais ações poderão ser tomadas para diminuir essa inadimplência.

Conheça o PartnerBank

Somos o elo entre o banco, o cliente e a administradora. Uma plataforma financeira que irá modernizar e simplificar seus processos administrativos. Você não precisa mais perder tempo administrando recebimentos, nem gerenciando centenas de processos manualmente.

Que tal receber dicas e novidades?

Assine nossa newsletter para receber conteúdos relevantes do mercado.

A sua instituição de pagamentos

Onde estamos

Matriz: São Paulo
Rua Paes Leme, 215, 14ºandar, Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05424-150 – (11) 3090-3227
Filial: Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1631, 12ºandar,
Lourdes, Belo Horizonte/MG
CEP 30170-081 – (31) 4040-4167

A sua instituição de pagamentos

×