Conheça o nosso blog

Fique por dentro das novidades e aprenda conosco.

É possível parcelar acordos do condomínio no cartão de crédito? 

parcelar acordos

A inadimplência condominial é um grande problema para os condomínios que você administra? Ajudar o síndico a parcelar acordos é desafiador? Por vezes, a estratégia certa é o diferencial entre um bom acordo e altas taxas de dívidas. 

Segundo dados divulgados pela Agência Brasil o percentual de famílias com dívidas a vencer cresceu 0,7 ponto percentual em julho, atingindo a marca recorde de 78% dos lares brasileiros. O aumento em relação a julho de 2021 foi de 6,6 pontos percentuais. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além disso, desses 10,7% disseram não ter como pagar os compromissos assumidos, proporção 0,1 ponto percentual maior do que no mês anterior e 0,2 ponto percentual menor do que no mesmo período do ano anterior. 

No artigo de hoje você vai descobrir as facilidades do parcelamento de acordos PartnerBank. Continue a leitura! 

Por quanto tempo o condômino pode atrasar o condomínio? 

Essa é uma dúvida muito comum nos condomínios, além de ser extremamente importante para controlar a taxa de inadimplência condominial. Respondendo à essa pergunta: a inadimplência é contabilizada desde o primeiro dia de atraso após a data de vencimento da taxa condominial.    

Além disso, a maioria dos síndicos aguarda 30 dias para que o condômino efetue o pagamento acrescido de mora e juros, antes de tomar outras providências. Após 3 meses de atraso geralmente sua administradora poderá ingressar com uma ação judicial.   

Outra dúvida bastante comum nos condomínios é: quem está inadimplente tem algum direito garantido?  

Você sabia que os condôminos que estejam inadimplentes, não podem ser impedidos de frequentar ou usufruir áreas coletivas do prédio. Essa é uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, o nome do devedor não poderá ser exposto em áreas públicas do condomínio, nem este passar por nenhuma situação vexatória. 

Entretanto, os moradores inadimplentes não possuem o direito ao voto a partir do primeiro dia de atraso da cota condominial. Exceto em casos de mudanças na convenção ou tamanho da propriedade.  

Além disso, os proprietários que não estiverem em dia com seus pagamentos também não podem concorrer ao cargo de síndico. 

Após conhecer toda a regulamentação em caso de inadimplência, a melhor alternativa é fazer o controle das dívidas, certo?! Então, a seguir, confira as vantagens de parcelar acordos com o PartnerBank. 

Parcelar acordos com o PartnerBank 

Ser cliente PartnerBank possui inúmeras vantagens. Uma delas é o parcelamento do acordo condominial no cartão de crédito. É isso mesmo! Sua administradora ajuda o síndico a controlar a taxa de inadimplência e o condômino paga as parcelas que cabem no bolso. 

Ou seja, o condômino paga acordos em até 12x no cartão de crédito. Além disso, o recebimento é à vista em D+1.  

O D+1 faz com que as transferências de valores sejam feitas no dia útil seguinte ao pagamento dos condôminos. Esse fluxo de caixa é importante para que o síndico possa exercer a sua gestão com poder de negociação com fornecedores e para quitar débitos em dia. Em modelos de cobrança recorrente, como no caso dos condomínios, eliminar as burocracias das transações bancárias no dia a dia é fundamental para a saúde financeira.

Compartilhe:
Veja também:

Quórum em condomínio: guia completo

Ao lidar com situações prediais como obras, alterações de regimento interno, ou até mesmo questões

6 tecnologias que transformam a administração de condomínios

A gestão de condomínios está vivenciando uma revolução, impulsionada por avanços tecnológicos, e a administração

Webinars: ferramentas poderosas para a educação financeira em condomínios

Os condomínios estão cada vez mais tecnológicos e modernos, e com isso, surgem novos gastos

Quais são as normas de segurança para obras em condomínios?

Quando o assunto é a realização de obras em condomínios, a segurança e o bem-estar

Cobertura garagem: como executar? 

A escolha por uma cobertura de garagem em condomínios não é apenas uma questão de

PPCI para condomínios: guia definitivo

A gestão condominial bem-feita é a base para garantir um ambiente seguro e regulamentado para

×